Tecnologia


Light Steel Frame, no bom português, significa quadros de aço leve. O grande objetivo desta solução é: velocidade com resistência.

Tudo no LSF tende a ser modular ou de aplicação simples. Do espaçamento das barras, até o tamanho das placas, passando pela instalação hidráulica em tubos flexíveis, caixas de tomadas e interruptores prontos para serem encaixados nas placas de fechamento das paredes e tetos. Todas as instalações (elétrica e hidráulica) são passadas por furos projetados por dentro da estrutura, antes do fechamento.

Isso visa ganho em eficiência. Redução do tempo de cada etapa com minimização de desperdícios tanto de material quanto de mão-de- obra. No LSF você efetivamente paga pelo que fica na obra. Nada de 5% de quebra e mais 5% de perdas.

Tecnologia


As paredes, forros, coberturas e pisos são projetados milimetricamente e fabricados para encaixe perfeito. Desta forma o que vai para obra é o que foi pensando anteriormente com todo o envolvimento que a aplicação de um item tem com outro. Placas de fechamento podem ser preparadas previamente para os locais onde serão aplicadas sem risco de perda de material, a partir de uma paginação pré- determinada e o que é melhor, com mais velocidade.

Esta é uma das razões pelas quais o LSF é considerado, com sua flexibilidade, o único sistema capaz de manter as soluções arquitetônicas e ainda assim, ter potencial para redução do déficit habitacional com a melhor relação de custo / benefício. Existem outros sistemas tão ou mais velozes de construção, mas são limitados arquitetonicamente. Geralmente adaptados para construções populares em larga escala.

A resistência do LSF está diretamente relacionada com a engenharia por trás do sistema. Nós estamos falando aqui de aço. Perfil dobrado a frio. Mas nem por isso abandona-se todo o conhecimento existente e já consagrado de construções de aço. O aço é o grande responsável pelos arranha-céus. As pontes de grandes vãos. A estação espacial. Não há materiais frágeis, mas sim uma infinidade de ligas e aplicações que muito já contribuíram para o desenvolvimento humano. Todos os elementos construtivos já largamente aplicados por mais de um século nas construções de aço são igualmente aplicados no LSF.

Tecnologia


Todas as análises de carga e verificações se ocupam da resistência e estabilidade da construção, como análises de compressão, flambagem, flexão, resistência dos materiais aplicados, entre outros.

Sua característica de estrutura em monobloco devido a milhares de uniões que mantém a estrutura, juntamente com a maleabilidade do aço, eleva em muito sua capacidade de absorção de esforços indesejados, razão pela qual é o sistema mais escolhido atualmente para áreas sob o risco de terremotos. Nenhum sistema é projetado para enfrentar a natureza, porém o importante é poder contar com maior proteção possível e tempo de reação para garantir sua sobrevivência. No LSF, assim como em estruturas de aço chamadas de alma cheia ou perfis laminados de alta resistência, seguem diretrizes de cálculo que garantem a eficiência da estrutura, não somente quanto à sua estabilidade como também para garantir ao sistema a rigidez necessária para que não ocorram patologias que possam ser transferidas às placas de fechamento.

Assim nada neste sistema é por acaso. Quando realizado por profissionais qualificados, é tão funcional quanto qualquer outro. Bonito, confortável, sustentável e extremamente seguro.